EXERCÍCIOS DE FUTUROLOGIA

Esta foto acima é de uma exposição feita em 1954 , em que cientistas muito importantes , inteligentes e considerados, resolveram tentar adivinhar o futuro. Segundo esses caras, o computador de uma casa no ano de 2004 seria assim.

Já pensou se os caras estivessem certos? O computador da sua casa seria essa parafernália da foto.

– Meu pai comprou um computador pra mim.

– Jura? Que maneiro!

– Maneiro nada! Ele instalou o computador no meu quarto e a cama teve que sair! Tô dormindo em cima do teclado.

– O meu pai foi mais esperto. Ele alugou um apartamento só pra colocar o computador.

– Teu pai é inteligente.

– Não sei … se ele fosse tão inteligente assim, ele não precisava  levar uma moça pra ajudar toda vez que ele vai no apartamento do computador!

Eu fiquei pensando nessas invenções que povoam a nossa vida altamente tecnológica de hoje. Quando eu tinha a idade do meu filho não existia PC, computador pessoal nenhum, laptop nem nos Jetsons (1)! Sem falar em ipod, iphone, ipad, não havia nem celular! Como a vida era possível?

Aí eu fiquei imaginando se as invenções desses artefatos todos tivessem acontecido de outra maneira. Já pensou se por um tremendo acaso, o telefone não tivesse sido inventado? Todas as outras maravilhas tecnológicas que fazem parte da nossa vida teriam rolado: avião, carro, televisão, micro-ondas, mas o telefone não. Sei lá, não rolou, ninguém pensou no assunto, ninguém teve a idéia, nenhum cientista se interessou pelo assunto e o mundo seguiu sem telefone. Como seria o mundo sem telefonia? As pessoas mandariam cartas pra todo lado, os Correios seriam empresas enormes, viveriam lotados, as cartas certamente atrasariam, e surgiriam novas oportunidades de negócio: empresas de garotos de recados, empresas de carta-marketing que mandariam cartas escritas em gerundês para anunciar seus produtos. Você receberia cartas-trote , e serviços de carta-horóscopo, carta-tarot, serviços para rastrear cartas anônimas. Diálogos como este seriam comuns:

– Fui na tua casa ontem falar contigo , mas você não estava, perdi a viagem…

– Por que tu não me mandou uma carta?

– Eu tentei , mas a fila do correio estava enorme… e mesmo que conseguisse não ia adiantar, as cartas atrasam sempre!

– Mandava um garoto de recados.

– Ah, estas empresas de garotos de recado são fogo. Você sabe que eu pago uma empresa destas e nunca têm um garoto livre, tão todos sempre ocupados.

– É, eu tô sabendo, você sabia que as empresas de garotos de recado são líderes em reclamações? Elas só cobram, mas na hora de fazer o serviço você não pode contar com elas.

– É… vou reclamar na Ana-garotosderecados (2)

– Ih, não adianta nada! Eu já fui lá várias vezes e uma mulher no guichê me atendeu e pediu pra eu anotar o número do protocolo e não aconteceu nada!

É, talvez o mundo não fosse tão diferente assim.

(1) Jetsons? O que é isso? Um desenho animado que mostrada a vida da família Jetsons que vivia no futuro. E nesse futuro as coisas eram mais ou menos como na foto do computador de 2004.

(2) Agência Nacional de Empresas de Garotos de Recados.

(Visited 83 times, 1 visits today)

3 Comments

  1. inquietarluciana novembro 20, 2012 at 8:23 pm

    Rsrsrsrs, ficou bem divertido!!! Vc escreve muito bem… tem livro novo engatilhado!? “Cinco contra um” não durou um fim de semana na minha mão! Muito bom também!

    Reply
  2. chico mauro novembro 22, 2012 at 2:30 am

    E aí, Beto? Já pensou ter que compra uma Fiorino pra carregar o laptop? ah ah

    Reply
  3. Wilson novembro 22, 2012 at 7:56 pm

    ANAGARECA – AGÊNCIA NACIONAL DE GAROTOS DE RECADOS

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *