O Rio de Janeiro tá muito quente, quente pra cacete, impressionantemente quente. Já falei que o Rio tá quente? Calor demais faz a gente ficar repetitivo. Os termômetros tem marcado pra lá de 40 graus e ainda tem a tal da sensação térmica , que não sei como é medida, mas que chega a 50 graus, uma sensação quase estratos-térmica!
O carioca sofre com esse calor, mas a verdade curte o seu forno particular. Ele finge que não tá gostando, diz que ta brabo, que ta demais, mas no seu íntimo tem um certo orgulho.
– 50 graus de sensação térmica ! O Rio é foda!
E toda noite os cariocas ficam esperando a moça do tempo dar a temperatura do Brasil no Jornal Nacional, e quando ela fala; “ a maior temperatura será no Rio de Janeiro que deve chegar a 40 graus”, os cariocas comemoram:
– Yes! Ganhamos de novo! Maior temperatura! Ri-ôôô! Ri-ôôô! Pu-ta que Pa-riu , é a maior temperatura do Brasil!
O carioca reclama , mas quando anda na rua fica procurando termômetros de rua pra ver se flagra um marcando 40 graus. E quando acha fica feliz de poder dizer:
– Tá vendo, quarentinha ! E o termômetro tá na sombra. Lá em Bangu deve estar pior.
Eu mesmo fiz isso outro dia, Fui passando pelos termômetros e torcendo pra temperatura estar bem alta, mas acabei decepcionado. O máximo que consegui flagrar foi 37 graus. Quase pedi um casaco emprestado.
Eu lembro de uma publicação muito engraçada bem antiga postada aqui no site que mostrava a evolução da temperatura aqui no Rio, falava algo tipo “08:00 – horário ideal para os idosos passearem no calçadão” e uma foto de um termômetro marcando uns 80°. É que tinha um carro pegando fogo em baixo do termômetro! Alguém lembra?