VALEU, DETRAN!

Eu queria muito agradecer ao Detran-RJ pelo trabalho que está fazendo pela educação dos jovens brasileiros. Eu explico: No meu tempo quando a gente ia tirar a carteira de habilitação, só precisava aprender a dirigir com um instrutor para se preparar para fazer uma prova de baliza, quer dizer, isto quando você não entrava no esquema pagou-passou que era conhecidíssimo. Eu resolvi que não ia pagar por conta desta minha mania de ser honesto que não prospera muito no nosso recanto. Fui reprovado na primeira vez e insisti em não pagar na segunda, deixando o meu examinador contrariado. Caso fosse reprovado nesta segunda tentativa, não sei se entraria ou não no esquema pagou-passou, mas de qualquer maneira acabei passando e tirei a minha carteira e o meu diploma de honesto.
Hoje a coisa mudou, não sei se ainda existe esquema pra passar, mas a prova para tirar carteira mudou. Hoje o sujeito tem que, antes de entrar num carro da autoescola , assistir a 45 horas de aulas teóricas, onde, também teoricamente, se ensina as regras do trânsito. A ideia é que já que o brasileiro é muito mal-educado no trânsito, é preciso encher ele de aulas teóricas pra ver se ele aprende na marra. E quanto tempo dura esse curso? Dez horas? Vinte horas? Acertou quem chutou quarenta e cinco horas de aula! Nem Cálculo Diferencial e Integral, matéria difícil da faculdade de Engenharia tem tantas horas de aulas teóricas.
Mas se durante essas 45 horas o sujeito tivesse realmente um professor ensinando, tudo bem! Mas não é isso que acontece. As pessoas ficam na sala, só isso. Parece que de vez em quando surge um professor para responder questões e tirar dúvidas das pessoas, mas ninguém pergunta nada. Em algumas das aulas passam uns vídeos, alguns até sobre trânsito, e quem não está dormindo assiste. E o que a rapaziada faz na aula? Pois é, a maioria dorme e lê jornal . Leem muito jornal , de cabo a rabo. Alguns leem revistas e, acreditem, até livros! E assim acabam aprendendo alguma coisa, o que é bem legal nesse país de tão pouca leitura. E é essa parte que eu queria agradecer ao Detran-RJ: nunca tantas horas foram dedicadas a leitura por jovens em nosso país. Então fica aqui a minha sugestão: aumentem esse tempo de aula para 90 horas e distribuam alguns livros. E depois na hora da prova , coloquem algumas questões de conhecimento geral. Os novos motoristas vão continuar dirigindo mal e desconhecendo quase totalmente as leis do trânsito, mas pelo menos serão muito mais bem informados.

(Visited 8 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. hilton00neves agosto 23, 2013 at 11:12 pm

    Lol, por esse ângulo, né? Pode acontecer.
    Abraço

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *