Existem várias coisas que eu gostava de fazer, mas não faço mais. Os motivos são vários, algumas não existem mais, outras não fazem mais sentido, outras foram detonadas pela internet ou pelo advento dos celulares, e várias não faço porque não consigo mais. Então em um exercício de saudosismo, vão aí 5 coisas que gostava de fazer, mas não faço mais:
1- Jogar futebol
A pelada era uma coisa que eu adorava, era quase sagrada, mas primeiro foram as minhas costas que começaram a reclamar, ficava praticamente aleijado depois de algumas peladas. Depois foi o joelho que começou a dar bobeira e pedir arrego. A decisão de parar de jogar veio quando eu fui no ortopedista e ele falou: “Você sabe que as últimas cinco vezes que você veio aqui foi por causa dessa sua pelada?”.
2- Ir ao Maracanã

Sempre gostei muito, mas já ia muito pouco, mesmo antes da pandemia. Primeiro o meu time não tem ajudado muito, o Fluminense já não é mais um time rico, já é time classe média baixa e as diretorias tem feito uma campanha árdua para que ele deixe de ser time grande também. Depois, porque o Maraca mudou muito, eu sou saudosista, preferia o chão duro de cimento a esse atual estádio de primeiro mundo. Também tem o fato de que hoje em dia você paga para sentar no estádio, mas todo mundo assiste ao jogo em pé, o que antigamente só se fazia na geral. Aposto que tem gente que mesmo na quarentena fica em pé quando assiste aos jogos na TV.
3- Ouvir LP
Ainda acho o long-play a melhor maneira de se ouvir música. Além da onda boa que é escutar as 12 músicas, o lado A e o lado B, ainda tem a qualidade do som e as capas maravilhosas. Os LPs para mim eram o paraíso. Mas parece que não é o que a humanidade acha. Primeiro vieram os CDs, que eu já não curti muito. Então chegou a internet, juntou LPs, CDs, discolasers, fitas cassete e o cacete a quatro, embrulhou tudo bem embrulhadinho e jogou no lixo. Agora a galerinha escuta de música em música pelo spotify ou coisa que o valha. Eu até tenho spotify, mas não é a mesma coisa. Até comprei uns LPs num sebo, mas agora já era, o estrago já está feito.
4- Ler revistas
Eu gostava muito de ler revistas. Elas eram bonitas, bem editadas e traziam um monte de novidades. Hoje em dia elas não fazem mais sentido. E como era bom ir a banca de jornal, que tinha uma variedade incrível de revistas maneiras que eu adorava ler. Hoje em dia, banca de jornal vende bala e cerveja e acho que a última vez que entrei numa a banca foi na época da Copa do mundo para comprar figurinhas.
5- Ler jornais impressos
Ainda tenho assinatura e todo dia o jornal chega Na minha porta, cheio de notícias velhas. Eu pego o jornal, sento e gasto uns 5 minutos no máximo folheando, conferindo as notícias que já sei.