MEMÓRIAS : AS NOVELAS DE CASSETA & PLANETA

Desde o início brincamos com a programação da Tv e era natural parodiar as novelas. Começamos a fazê-lo ainda na época do programa mensal, mas as nossas brincadeiras ainda eram curtas, quase sempre apenas chamadas de novela. Quando o programa passou a ser semanal, passamos a escrever capítulos da novela, com três ou quatro cenas parodiando cenas que haviam ido ao ar na novela original. No início não exibíamos o quadro da novela em todos os episódios do programa, apenas de vez em quando. Mas as nossas novelas foram fazendo muito sucesso, começamos a exibir a paródia de duas em duas semanas, até que o capítulo da nossa novela passou a acontecer semanalmente.
A novela era sempre o primeiro quadro do programa, para “colar” com a novela original, quase como se fosse uma continuação. E isso dava uma força muito grande a esse quadro.
Para poder conhecer os personagens e a trama da novela, a gente assistia aos capítulos. E contávamos com a ajuda de uma equipe de pesquisa que toda semana nos mandava um resumo da novela das 9, igual ao que saia nos jornais. A partir dessas informações nós escrevíamos o capítulo. Um dia, depois de já termos parodiado várias novelas, nós estávamos na redação quando chegou o email com a pesquisa da semana, mas dessa vez o resumo da novela não veio. Ao invés do resumo, nós recebemos o roteiro do capítulo que ia ao ar no dia do programa. Inteiro, com todas as cenas. A autora que autorizou mandar o roteiro pra gente foi a Gloria Peres, que era fã da nossa paródia, ela entendeu que a nossa parodia não sacaneava a novela, pelo contrário, era positiva para a novela original. A partir desse momento passamos a receber os roteiros de todas as novelas.
Além de Gloria Perez, quase todos os autores de novelas curtiam o que a gente fazia. Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga…
A escalação dos papéis nas novelas era feita pelo José Lavigne, o diretor do programa. Nenhum de nós pedia papel e não me lembro de reclamações quanto aos personagens que cada um recebia. Cada um de nós fazia dois a três personagens por novela, masculinos e femininos, uns mais e outros menos importantes. A ideia não era imitar o personagem original, mas fazer uma caricatura, pegar apenas alguns traços e jeitos do personagem e ampliar. E a caracterização ajudava a tornar os nossos personagens parecidos com os originais.
Muitos personagens da nossa novela fizeram muito sucesso. Algumas vezes, quando encontrávamos alguns atores no Projac eles nos cobravam:
– Eu não apareci na novela ontem!
Ou pior:
– Vocês não vão parodiar o meu personagem?

Pois é, as paródias que fazíamos das novelas da 9 foram um dos maiores sucessos do Casseta & Planeta Urgente.
Uma lista das novelas que fizemos:
Porco dourado (Corpo Dourado)
Torre de Papel (Torre de Babel)
Suado moreno (Suave veneno)
Falha Nostra (Terra Nostra)
Esculachos de família (Laços de família)
Porco com vinagres (Porto dos milagres)
Siliclone ( O clone)
Mulheres recauchutadas (Mulheres apaixonadas)
Famosidade (Celebridade)
Sem hora pro intestino (Senhora do destino)
Amerréca (América)
Baleíssima (Belíssima)
Plásticas da vida (Páginas da vida)
Paraíso do bilau (Paraíso tropical)
Suas taras (Duas caras)
A periquita (A favorita)
Com a minha nas índias (No caminho das Índias)
Vim ver artista (Vida de artista)
Viver ardida (Viver a vida)

_____________

Conhece os meus livros?
Acesse aqui…
LIVROS DO BETO SILVA

(Visited 1.067 times, 1 visits today)

3 Comments

  1. Clarissa abril 3, 2022 at 5:10 am

    Adorava as novelas!! Quando meu marido faz a barba em casa, eu sempre lembro do Miguel de Esculachos de Família, naquela cena em que ele dorme com a Helena e o quarto fica cheio de pêlos!! Muito bom!!

    Reply
    1. Diego março 31, 2024 at 8:37 pm

      Falando nisso, eu estou há muito tempo procurando o Especial de Natal de “Esculachos de Família”, onde o personagem do Tony Ramos (Beto Silva) pinta os pêlos de verde e começa a pendurar bolas de Natal. Aí a Helena começa a fazer carinho em todas as bolas do personagem…

      Reply
  2. Diego março 31, 2024 at 8:36 pm

    Às vezes as novelas do Casseta eram melhores que as próprias novelas!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *