“Você” é um pronome de tratamento que deriva de “vossa mercê”, que depois passou pelo “vosmecê”, pelo “vancê” e finalmente chegou ao “você”. E a partir daí, o “você” ganhou o mundo e principalmente a língua do brasileiro. “Você” ficou cada vez mais popular, a ponto de tomar totalmente o lugar do “tu”.
Então por que não dar uma promoção ao “você”? Por que “você” não assume o seu real papel na língua brasileira e passa a ser pronome pessoal oficial no lugar do “tu”? Por que ainda se ensina o “eu, tu, ele, nós, vós, eles”? Que tal assumir de vez no Brasil o “Eu você ele nós vocês eles”?
Para que ainda existe o “vós”, que no Brasil só se usa como plural de vó?
Tu vais, vós vais? Tu foste, vós fostes? Tu estás brincando? Vós estais de sacanagem?
“Você” é o preferido dos brasileiros! “Você” deveria ser titular na lista dos pronomes pessoais, mas não consegue assumir o seu papel, que já está lá ocupado pelo “tu” e pelo “vós”, pronomes pessoais amparados apenas na tradição, família e propriedade. Isso é um absurdo! O “você” é um excluído, uma vítima de preconceito! “Você” sofre uma verdadeira “você-fobia”, essa é a verdade!
Fora o Tu e o Vós! Pela promoção do Você e do Vocês a pronomes pessoais!
Fora o “Eu, tu, ele!” Viva o “Eu, você, ele!”
Viva eu , viva você, viva o saci Pererê”!
VOCÊ MERECE MAIS!
(Visited 394 times, 1 visits today)
Beto, aui no interior de São Paulo, onde eu moro, o “você” reina absoluto. Já em outras regiões, como o Rio Grande do Sul, boa parte do Norte e Nordeste e, mesmo no seu Rio de Janeiro, o “tu” ainda é usado largamente. Curiosamente, as pessoas usam o pronome tu, mas conjugal o verbo na terceira pessoa, que é a mesma usada pelo pronome de tratamento você. Exemplo: “Tu me fazes um favor?” é uma frase que só pode ser encontrada em livros porque o povão mesmo diz “Tu me faz um favor?”
Abraços e parabéns pelo blog.
Opa, é isso que dá enviar a mensagem sem antes reler. As palavras corretas são “aqui” e “conjugam”.