RINDO NAS REDES SOCIAIS

Há alguns anos, quando me disseram que existiam umas tais redes sociais, eu resolvi entrar nessa parada. A primeira rede social que entrei acho que foi o Twitter.  Postei umas babaquices, frases engraçadas, piadas e logo começaram a chegar comentários. Então me deparei com um comentário em que o cara escreveu ”lol”. Não entendi e segui adiante, mas logo outros “lol” chegaram. Eu fiquei um tempão matutando : O que é isso? Saquei que escreviam “lol” quando eu postava algo engraçado, seria uma onomatopeia? Mas que som é esse, “lol”? Será que “lol” é uma representação de um cara com as duas mãos pra cima? E por que ele colocaria as mãos para cima quando algo fosse engraçado? Aí me explicaram: “lol” é “laughing out loud”, os americanos usam para dizer que acharam alguma frase engraçada e nós copiamos. Mas  por que os brasileiros tem que escrever “laughing out loud”, se a piada não é em inglês?
Então descobri que existe uma infinidade de maneiras de se dizer que uma piada foi legal. Alguns  traduzem o americano “lol” e colocam “Ri alto”. E então juntam e escrevem “rialto”.  É melhor, pelo menos é em português, mas acho estranho. Quem não quer usar o “lol” ou o “rialto”, pode apelar para o “ririri” ou “réréré”. Tem ainda o “rárárá”, o “rsrsrs” e o “kkkkk”. Pelas minhas pesquisas pessoais, a forma mais usada no Brasil é essa: “kkkkk”.  Mas por que o K , uma letra que não se usa na nossa língua?  Tudo bem, entendo que escrever  “cácácá” é meio ridículo , e “quaquaqua”  meio infantil,  mas então como fazer? Alguns usam o “hahaha”, mas dá a impressão que o cara tá rindo sem fazer som, só mexendo a boca. Tem gente que quando acha algo engraçado , escreve “achei engraçado”, rápido, direto , mas muito sisudo , parece que o cara pensou em rir, mas desistiu. Existem outras formas:  “rachei o bico”, paulista demais, “esporrante”, carioca demais.  E tem também o “shushushaha”, ou algo assim. Acho que o cara escreve isso quer dizer que riu tanto que deu uma esguichada de cuspe. É a única explicação.
Mas a forma que mais me intriga e que é muito difundida , é o “rsrsrsrs’, que dizem que é abreviação de “risos risos risos…” , mas acaba virando um troço meio estranho.  Quem é que ri assim, “rsrsrsrs”? Parece um rato roendo queijo! Não entendo, o cara acha uma coisa engraçada e fica com vontade de roer um queijo? Rsrsrsrs!
Mas tudo bem, acabo entendendo o “Kkkkk”, aceito o “rsrsrs”, tolero o “lol”, me conformo com o “rialto”, me sujeito ao “hahaha” e todas estas outras formas de rir no twitter, no facebook ou em qualquer rede social. Mas a conclusão que tiro é que definitivamente  ainda não se encontrou a forma genuinamente brasileira de se rir nas redes sociais. Ou será que existe?

Esse texto faz parte do meu e-book Rindo nas redes sociais, que está a venda na Amazon por apenas R$ 6,00.
Uma pechincha!
É só clicar aqui…
comprar o livro

(Visited 243 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *